Economia Colaborativa

O que é:

" Um movimento que já vem sendo descrito como a principal tendência econômica do século 21 — a chamada economia colaborativa. Ao conectar desconhecidos com interesses e necessidades comuns, redes sociais e aplicativos facilitam o compartilhamento e a troca de serviços e objetos numa escala sem precedentes.

Há quem atribua à economia colaborativa o poder de reduzir o desperdício, aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais, combater o consumismo e até reduzir a desigualdade social no mundo. Ainda é preciso observar se o movimento realmente será capaz de cumprir toda essa agenda.

Mas não resta dúvida, por enquanto, do poder da economia colaborativa de fomentar negócios baseados no compartilhamento." Revista exame

Como a economia colaborativa passou a ser parte de nossa historia...

 

 

Como somos pequenos produtores, desde que começamos contamos com o apoio e participação de outros produtores amigos e também vizinhos. Em meados de 2013, naturalmente foi acontecendo, faz parte da cultura do interior as pessoas se ajudarem. 

Rapidamente crescemos, e as responsabilidades começaram a aparecer. Organizar a produção, logística de entrega, abastecimento, adequação...Então tivemos a sorte de encontrar pessoas que compartilhavam das mesmas ideias, mesmos princípios.

“Um produto artesanal exclui a possibilidade de copia. Mesmo que o molde e a tecnica sejam as mesmas, é impossivel reproduzir as mãos e o coração de quem faz” Caroline Caron

Como funciona na pratica

Desde 2015 o Grandpa e nossa parceira Selma da Só Arth já fazia  parceria com a Coffee bike. Quando o Coffee shop abriu, o movimento constante acabou unindo os fornecedores que são locais. Hoje, o Marcos localiza os fornecedores de matéria prima e os interessados se unem para compra-las!  Se o produtor não puder entregar, um de nós vai buscar.

Nos bolos, biscoitos, pão de mel, as meninas preferem utilizar ovos, leite, frutas produzidos localmente. Na feirinha e domingo, dos pequenos produtores locais, podemos encontrar com facilidade produtos frescos direto das fazendas!

Quem faz parte e o que fornece para o Grandpa Joel's Coffee Shop...

Só Arth, da Selma Gibeline, produz pão de mel, https://www.facebook.com/culinariaarthesanal/

Déa Delícias, produz pasta flora, bolos, doces

https://www.facebook.com/AndreaParreiradelCastillo/

Pós Doc bebidas artesanais,

Em parceria com Grandpa desde 2017, produzem duas cervejas:

Espresso e cascara, além do hidromel de cascara.

Marluce, produz doce de laranjinha, biscoitinhos sem lactose, bolos

https://www.facebook.com/marluce.slopes

Tia Mila, D. Rosa Emilia produz biscoitinhos e pão cheio

Neco tex Mex, produz hamburguer artesanal com produtos frescos adquirido diariamente, molhos, suco de frutas locais. Neco é irmão da Paula.

https://www.facebook.com/necotexmex/

Elite Mineira, Ana Paula tem um restaurante na cidade e produz bolos 

Rogeria Aires, produz pesto e tomate confite

 

Temos mais parceiros que nos ajudam 

Criou um espaço colaborativo, um PARKLET ao lado do Coffee Shop. Lá acontecem oficinas, cinema, showsl econtros, reunões. Buscando a  colaboração de empresas locais e clientes do Coffee Shop como a Alba que forneceu para os dias de evento do HACK TOWN energia solar fotovoltaico, para carregar o celular e luz de noite.

A Casa do Fazer

é um movimento que nasceu do encontro de um grupo de sonhadores inquietos, feitores e celebradores que se juntaram para compartilhar suas experiências em empreendedorismo, design, arte, educação e ciências da saúde com o propósito de desenvolver projetos que impactem positivamente a sociedade.

O que nos orienta:

- Economia associativa: visa a eficiência das ações econômicas e a reversão dos processos de erosão ambiental e de exclusão social.

- Setor 2.5: O setor da economia que interliga as atividades sociais e ambientais com a lucratividade de forma inclusiva. Intermediário entre o segundo e terceiro setores, que em sua constituição jurídica tem ao mesmo tempo fins lucrativos e objetivos sociais inclusivos.

- Fluxonomia 4D: um conjunto de metodologias e ferramentas, desenvolvidas pela futurista Lala Deheinzeiln, que combina a criação de futuros e aplicação de novas economias (Criativa, Compartilhada,  Colaborativa e Multimoedas) para compreender as necessidades do mercado e da sociedade do século XXI.

- Design Essencial: uma metodologia criada em 2010 pelo designer Marcelo Rosenbaum e equipe que se traduz na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar os seus valores e saberes essenciais através do design. O Design como processo de transformação.

Atuação:

Empreendedorismo Cívico-Social: Através da investigação e escuta das necessidades do local onde estivermos inseridos, discutimos alternativas e possibilidades de mudança e inovação, contribuindo para a formação e consolidação de projetos com alternativas de desenvolvimento sustentáveis que contribuam para a qualidade de vida da sociedade, a partir de uma visão sistêmica, estratégica e holística, de uma forma estética, lúdica. Sonhamos, planejamos, prototipamos e implementamos ações que visem  a melhoria das relações humanas e a qualidade de vida.

CONSULTOR E PARCEIRO SIDNEY SEVERINI

Nosso orientador, parceiro, amigo. Professor Severini, como a familia Grandpa chama, norteia nossos passos!

MARINA DA EMATER

Há mais de trinta anos fazendo um trabalho maravilhoso em nossa cidade e região, junto as mulheres doceiras.

Produtores , amigos e vizinhos

PHYSALIS

GOLDEN BERRY

PRODUTOR:  Sr José

SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Utilizamos em nosso Coffee Shop em bolos, tortas, sucos e servimos com waffles

Produtor: Emília

JABUTICABA

Santa Rita do Sapucaí

Utilizada para:

Gelées e Confitures

Produtor: Pedro Dias, Maristela

UVAIA

Santa Rita do Sapucaí e Cachoerinha

Utilizada para:

Gelées e Confitures

Servido com: tortinha, pão de queijo, torradas, waffles...

Produtor: Paula 

Luciana, Rodrigo 

FRAMBOESA VERMELHA E NEGRA

Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, São Bento do Sapucaí

Utilizada para:

Gelées, cervejas, bolos

Produtor: Pedro Dias

PITANGA

Santa Rita do Sapucaí 

Utilizada para:

Gelées 

Servido com pão de queijo, torradas, waffles...

Produtor: Tia Cidinha

EXTREMA

Utilizada para:

Gelées, Confitures, bolos, sucos...

Servido com pão de queijo, torradas, waffles...

Produtor: Vizinhos!

MANJERICÃO

Santa Rita do Sapucaí 

Utilizada para:

Gelées, molhos...

Servido com pão de queijo, sanduiches...

Produtor: Paula

ACEROLA

Santa Rita do Sapucaí 

Utilizada para:

Gelées, sucos...

Servido com pão de queijo, waffles...

Produtor: Joziana Luz

MARACUJÁ

Santa Rita do Sapucaí , Cachoeirinha

Utilizada para:

Gelées, polpas, sucos...

Servido com pão de queijo, waffles...

CAFÉ 100% arábica

PRODUTOR : Pedro Dias

Santa Rita do Sapucaí

Utilizado: Licor, cerveja, capsulas, doces, bolos, gelées, biscoitos, balas...

Produtor: Pedro Dias

CERIGUELA

Santa Rita do Sapucaí 

Utilizada para: Gelées, Servido com pão de queijo, torradas, waffles...

Produtor: Sr. Dito, Pedro Dias, Paulo César

MEL da florada do café e da  florada da amora

Santa Rita do Sapucaí, Bueno Brandão

Na Mídia:

Palestras e Debates 

No Hacktown 2018 participamos do debate mediado por Mariana Sayad, quando compartilhamos nossas experiências em Economia Colaborativa

O apoio:

Agradecemos o apoio de nossa prefeitura que tem sido fundamental nessa aproximação junto aos pequenos produtores e na participação em eventos de nossa cidade.