Economia Colaborativa

O que é:

" Um movimento que já vem sendo descrito como a principal tendência econômica do século 21 — a chamada economia colaborativa. Ao conectar desconhecidos com interesses e necessidades comuns, redes sociais e aplicativos facilitam o compartilhamento e a troca de serviços e objetos numa escala sem precedentes.

Há quem atribua à economia colaborativa o poder de reduzir o desperdício, aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais, combater o consumismo e até reduzir a desigualdade social no mundo. Ainda é preciso observar se o movimento realmente será capaz de cumprir toda essa agenda.

Mas não resta dúvida, por enquanto, do poder da economia colaborativa de fomentar negócios baseados no compartilhamento." Revista exame

Como a economia colaborativa passou a ser parte de nossa historia...

 

 

Como somos pequenos produtores, desde que começamos contamos com o apoio e participação de outros produtores amigos e também vizinhos. Em meados de 2013, naturalmente foi acontecendo, faz parte da cultura do interior as pessoas se ajudarem. 

Rapidamente crescemos, e as responsabilidades começaram a aparecer. Organizar a produção, logística de entrega, abastecimento, adequação...Então tivemos a sorte de encontrar pessoas que compartilhavam das mesmas ideias, mesmos princípios.

“Um produto artesanal exclui a possibilidade de copia. Mesmo que o molde e a tecnica sejam as mesmas, é impossivel reproduzir as mãos e o coração de quem faz” Caroline Caron

Queijo Imperial da Serra do Salitre, produtor Sr. João e gelée de espresso produzida por Marcos Camurri, com nosso café

Parceria Grandpa Joel´s e Zé Geléia como começou

Marcos Camurri utiliza as frutas para gelées, Confitures, antepastos, molhos... Assim que nos conhecemos ficou claro que nossos objetivos eram os mesmos. Começamos nos organizando entre os fornecedores do Grandpa Joel's Coffee Shop para comprarmos direto do produtor uma boa quantidade, valorizando os produtores locais de nossa cidade e região.

Nas palavras de Marcos Camurri,

“Muitas vezes esses pequenos produtores de matéria-prima não têm oportunidade ou conhecimento de levar a qualidade dos seus produtos às pessoas, portanto, é de extrema importância trabalharmos juntos para crescermos juntos. Queremos trabalhar lado a lado e não um na frente do outro. Esses produtos locais fazem a diferença na minha marca. Transformam meu produto em algo único de qualidade diferenciada”

Camurri e Fernanda, filha da produtora de Jabuticabas

Como funciona na pratica

Desde 2015 o Grandpa e nossa parceira Selma da Só Arth já fazia  parceria com a Coffee bike. Quando o Coffee shop abriu, o movimento constante acabou unindo os fornecedores que são locais. Hoje, o Marcos localiza os fornecedores de matéria prima e os interessados se unem para compra-las!  Se o produtor não puder entregar, um de nós vai buscar.

Nos bolos, biscoitos, pão de mel, as meninas preferem utilizar ovos, leite, frutas produzidos localmente. Na feirinha e domingo, dos pequenos produtores locais, podemos encontrar com facilidade produtos frescos direto das fazendas!

Quem faz parte e o que fornece para o Grandpa Joel's Coffee Shop...

Só Arth, da Selma Gibeline, produz pão de mel, https://www.facebook.com/culinariaarthesanal/

 

Caseirices, da Adeline produz bolos e doces 

https://www.facebook.com/caseiricesbike/

Déa Delícias, produz pasta flora, bolos, doces

https://www.facebook.com/AndreaParreiradelCastillo/

 

Zé Geleia, produz gelées, confitures, antpastos, molhos

https://www.facebook.com/zegeleia.mg/

Pós Doc bebidas artesanais, com cinco estilos fixos de cerveja e mais de

dez estilos sazonais de fruit beer, utilizando frutas e flores de seu sítio e

frutas da região. produzem também hidromel, vinho e kombucha.

Em parceria com Grandpa desde 2017, produzem duas cervejas:

Espresso e cascara, além do hidromel de cascara.

https://www.facebook.com/PosDocBebidasArtesanais/

Marluce, produz doce de laranjinha, biscoitinhos sem lactose, bolos

https://www.facebook.com/marluce.slopes

Tia Mila, D. Rosa Emilia produz biscoitinhos e pão cheio

https://www.facebook.com/rosaemilia.andery

Neco tex Mex, produz hamburguer artesanal com produtos frescos adquirido diariamente, molhos, suco de frutas locais. Neco é irmão da Paula.

https://www.facebook.com/necotexmex/

Elite Mineira, Ana Paula tem um restaurante na cidade e produz bolos 

Rogeria Aires, produz pesto e tomate confite

 

Temos mais parceiros que nos ajudam 

Criou um espaço colaborativo, um PARKLET ao lado do Coffee Shop. Lá acontecem oficinas, cinema, showsl econtros, reunões. Buscando a  colaboração de empresas locais e clientes do Coffee Shop como a Alba que forneceu para os dias de evento do HACK TOWN energia solar fotovoltaico, para carregar o celular e luz de noite.

A Casa do Fazer

é um movimento que nasceu do encontro de um grupo de sonhadores inquietos, feitores e celebradores que se juntaram para compartilhar suas experiências em empreendedorismo, design, arte, educação e ciências da saúde com o propósito de desenvolver projetos que impactem positivamente a sociedade.

O que nos orienta:

- Economia associativa: visa a eficiência das ações econômicas e a reversão dos processos de erosão ambiental e de exclusão social.

- Setor 2.5: O setor da economia que interliga as atividades sociais e ambientais com a lucratividade de forma inclusiva. Intermediário entre o segundo e terceiro setores, que em sua constituição jurídica tem ao mesmo tempo fins lucrativos e objetivos sociais inclusivos.

- Fluxonomia 4D: um conjunto de metodologias e ferramentas, desenvolvidas pela futurista Lala Deheinzeiln, que combina a criação de futuros e aplicação de novas economias (Criativa, Compartilhada,  Colaborativa e Multimoedas) para compreender as necessidades do mercado e da sociedade do século XXI.

- Design Essencial: uma metodologia criada em 2010 pelo designer Marcelo Rosenbaum e equipe que se traduz na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar os seus valores e saberes essenciais através do design. O Design como processo de transformação.

Atuação:

Empreendedorismo Cívico-Social: Através da investigação e escuta das necessidades do local onde estivermos inseridos, discutimos alternativas e possibilidades de mudança e inovação, contribuindo para a formação e consolidação de projetos com alternativas de desenvolvimento sustentáveis que contribuam para a qualidade de vida da sociedade, a partir de uma visão sistêmica, estratégica e holística, de uma forma estética, lúdica. Sonhamos, planejamos, prototipamos e implementamos ações que visem  a melhoria das relações humanas e a qualidade de vida.

CONSULTOR E PARCEIRO SIDNEY SEVERINI

Nosso orientador, parceiro, amigo. Professor Severini, como a familia Grandpa chama, norteia nossos passos!

MARINA DA EMATER

Há mais de trinta anos fazendo um trabalho maravilhoso em nossa cidade e região, junto as mulheres doceiras.

Produtores , amigos e vizinhos

PHYSALIS

GOLDEN BERRY

PRODUTOR:  Sr José

SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Utilizamos em nosso Coffee Shop em bolos, tortas, sucos e servimos com waffles

Produtor: Emília

JABUTICABA

Santa Rita do Sapucaí

Utilizada para:

Gelées e Confitures

Produtor: Pedro Dias, Maristela

UVAIA

Santa Rita do Sapucaí e Cachoerinha

Utilizada para:

Gelées e Confitures

Servido com: tortinha, pão de queijo, torradas, waffles...

Produtor: Paula 

Luciana, Rodrigo 

FRAMBOESA VERMELHA E NEGRA

Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, São Bento do Sapucaí

Utilizada para:

Gelées, cervejas, bolos

Produtor: Pedro Dias

PITANGA

Santa Rita do Sapucaí 

Utilizada para:

Gelées 

Servido com pão de queijo, torradas, waffles...

Produtor: Tia Cidinha

EXTREMA

Utilizada para:

Gelées, Confitures, bolos, sucos...

Servido com pão de queijo, torradas, waffles...

Produtor: Vizinhos!

MANJERICÃO

Santa Rita do Sapucaí 

Utilizada para:

Gelées, molhos...

Servido com pão de queijo, sanduiches...

Produtor: Paula

ACEROLA

Santa Rita do Sapucaí 

Utilizada para:

Gelées, sucos...

Servido com pão de queijo, waffles...

Produtor: Joziana Luz

MARACUJÁ

Santa Rita do Sapucaí , Cachoeirinha

Utilizada para:

Gelées, polpas, sucos...

Servido com pão de queijo, waffles...

CAFÉ 100% arábica

PRODUTOR : Pedro Dias

Santa Rita do Sapucaí

Utilizado: Licor, cerveja, capsulas, doces, bolos, gelées, biscoitos, balas...

Produtor: Pedro Dias

CERIGUELA

Santa Rita do Sapucaí 

Utilizada para: Gelées, Servido com pão de queijo, torradas, waffles...

Produtor: Sr. Dito, Pedro Dias, Paulo César

MEL da florada do café e da  florada da amora

Santa Rita do Sapucaí, Bueno Brandão

Na Mídia:

Palestras e Debates 

No Hacktown 2018 participamos do debate mediado por Mariana Sayad, quando compartilhamos nossas experiências em Economia Colaborativa

Camurri e Jose Alfredo

responsavel pela feirinha dos pequenos produtores

Na noite de 21 de setembro de 2018,uma reunião organizada pelo José Alfredo e Marcos Camurri, e os convidados: Pedro e Paula Dias, do Grandpa Joel's Coffee; Francisco e Luciana Guimarães, da Pós-Doc Bebidas Artesanais  participaram da reunião com os produtores de Santa Rita do Sapucaí, que vendem seus

 produtos na feira de domingo, que acontece na parte da manhã em frente ao Mercado Municipal.
Nessa reunião, discutimos o mapeamento das plantações de frutas para utilização preferencial em nossos produtos, valorizando assim o comércio local e incentivando a produção de frutas e legumes por pequenos produtores.É muito importante enaltecermos o trabalho de quem produz em Santa Rita do Sapucaí para que possamos nos tornar referência de uma economia colaborativa e sustentável de sucesso!

Nos acompanhe também em 

ESPAÇO CIDADE COLABORATIVA SANTA RITA DO SAPUCAÍ

O apoio:

Agradecemos o apoio de nossa prefeitura que tem sido fundamental nessa aproximação junto aos pequenos produtores e na participação em eventos de nossa cidade.